Captação e seleção de talentos

Captação e seleção de talentos

Captação e seleção de talentos

Como você seleciona os talentos para trabalharem em sua empresa?

Quem são os talentos da sua empresa?

O seu time “combina” com a cultura da empresa?

Conseguiu responder essas três perguntas com facilidade? Se sim, você pode estar no caminho certo; se ficou em dúvida ou ainda não respondeu, sugiro parar e analisar seu time de trabalho.

Sabemos que as crescentes transformações inseridas no trabalho e na produção nas últimas décadas trazem consigo uma tecnologia avançada que reflete mudanças na organização do trabalho. Com as modificações no sistema político, econômico e produtivo, o indivíduo depara-se com tarefas novas que o desafiam constantemente, e esse cenário estimula os administradores a realinhar as práticas de gestão em função de mudanças culturais, as quais revelaram a Era do Conhecimento.

Com o avanço tecnológico surgem novas profissões e perfis, e o mercado de trabalho passou a ser mais seletivo e exigente quanto à formação, experiência e competências comportamentais.  As empresas têm realizado avanços na Gestão de Pessoas e inserido em seu planejamento estratégico o perfil de competências técnicas e comportamentais desejadas para seus colaboradores.

A expressão captação e seleção de talentos pode levar a ideia enganosa de que basta atrair pessoas extraordinárias para que elas deem retorno para a empresa. O talento é uma construção que depende de diversos fatores presentes no indivíduo, na cultura da organização e em práticas de gestão que valorizem o capital humano.

A captação e seleção de talentos se tornarão estratégicos quando estiverem alinhados ao planejamento da empresa, ligados diretamente a objetivos, missão, visão e valores.

Entende-se que a busca por um novo funcionário que possua o perfil compatível com sua empresa, poderá alavancar o seu negócio. O atendimento diferenciado, criativo e engajado, contribuirá com o seu resultado. A única vantagem competitiva possível de uma empresa hoje são suas pessoas.

E aí, como estão as suas pessoas?